Por vezes, a escolha dos projetistas das diversas especialidades leva ao desenvolvimento dos projetos de acordo com uma metodologia tradicional, em que cada um dos desenhos bidimensionais é realizado de modo independente. Esta metodologia é frequentemente sinónima de trabalho fragmentado, departamentos estanques, falhas na comunicação entre as diversas equipas, etc.
A nossa abordagem meticulosa e personalizada garante a deteção e resolução de problemas de projeto e incompatibilidades entre especialidades, contribuindo para a eficiência e sucesso do seu empreendimento.
Através da modelação BIM, realizamos auditorias detalhadas aos projetos, permitindo a identificação de falhas e a tomada de decisões informadas durante todas as fases do processo. Com a extração precisa de quantidades, facilitamos a elaboração de orçamentos rigorosos, otimizando a alocação de recursos e reduzindo custos.
Os nossos modelos BIM também são desenvolvidos para suportar a criação de desenhos, garantindo a precisão e a conformidade com os padrões da indústria. Além disso, os modelos são preparados para servir como base para a gestão e manutenção das edificações, proporcionando um valioso recurso para garantir a sustentabilidade e durabilidade dos projetos ao longo do tempo.
Autodesk Revit
BIMWorkplace
A realização de modelos tridimensionais baseados em elementos 2D permite coordenar com maior rigor as diversas especialidades. Ao compatibilizar os diversos modelos, correspondentes às várias especialidades, de forma semi-automática e numa única base de dados, os conflitos e incompatibilidades são detetados mais rapidamente e com menor esforço, dando origem a relatórios de incompatibilidades que permitirão aos diversos especialistas efetuar as devidas alterações aos projetos antes que estas possam prejudicar a realização da obra.
Em qualquer obra, independentemente da sua dimensão, o cálculo das quantidades de materiais e recursos necessários é uma tarefa fundamental para a conclusão da obra. Uma quantificação excessiva de recursos dará origem a um orçamento demasiado elevado face ao dos potenciais concorrentes, o que poderá não corresponder às expectativas do dono de obra. Pelo contrário uma quantificação dos recursos abaixo do que seria de esperar poderá dar origem a um prejuízo no momento da realização da obra.
A realização de modelos BIM para levantamento de quantitativos, desenvolvidos de acordo com metodologias adaptadas à sua empresa e aos seus critérios de medição irá garantir um alinhamento perfeito das quantidades com o projeto real. As alterações de projeto darão imediatamente origem a uma atualização dos quantitativos reduzindo assim o tempo necessário para o levantamento das quantidades de materiais e recursos aumentando o rigor com que estes elementos são calculados.
A depender do propósito do BIM para o projeto, o modelo pode ser criado a partir de um levantamento da situação existente, usualmente por meio de lasers que criam uma nuvem de pontos e malhas 3D, que servirão então como base para a modelação BIM.
A nuvem de pontos torna-se uma ferramenta valiosa para visualizar as condições existentes do edifício e arredores, podendo ser um ponto de partida para o desenvolvimento de projetos de intervenção, ou para permitir a produção de um modelo digital da situação existente, também conhecido como As-built.
A metodologia tradicional, baseada na realização de desenhos bidimensionais por parte de uma ou diversas pessoas dá frequentemente origem a problemas e incongruências nos diversos projetos. A necessidade de, cada vez que é feita uma alteração ao projeto, alterar as peças desenhadas de modo independente torna qualquer alteração num procedimento moroso e passível de erros.
A realização de modelos BIM para extração de desenhos garante uma maior exatidão das peças desenhadas relativamente aos projetos originais. Com a nossa metodologia, qualquer alteração realizada nos diversos projetos, e consequentemente nos modelos BIM, terá imediatamente impacto em todas as peças desenhadas extraídas a partir dos ficheiros BIM.
Ao realizarmos a conversão dos seus projetos para formatos BIM, os nossos procedimentos serão enriquecidos com as suas normas internas. Teremos em conta os seus critérios de representação gráfica para que os desenhos extraídos a partir dos modelos BIM correspondam às suas expectativas.
Facility Management envolve a gestão de pessoas, processos e espaços, podendo ser auxiliada por sistemas de informação específicos. A integração do BIM na gestão e manutenção é uma garantia para termos informação atualizada as-built do empreendimento, nomeadamente documentação técnica georreferenciada. Isto permitirá, quer ao gestor, quer ao utilizador final, ter acesso à informação que lhes permite tomar decisões mais informadas na gestão do património, dos ativos e da manutenção preventiva e reativa do empreendimento. A disponibilização integrada de informação do património e dos ativos permitirá uma melhor otimização dos espaços disponíveis e a otimização dos custos de manutenção com o empreendimento.
A ndBIM trabalha conforme a norma ISO 19650, sendo um exemplo de sinergia entre metodologia e padrões. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela ISO 19650, a ndBIM adota uma abordagem colaborativa, centrada na gestão eficiente de informações de construção. Com foco na centralização de dados num modelo digital partilhado, a ndBIM promove a integração de diferentes agentes e a padronização das informações. Além disso, ao ser orientada por processos, a metodologia identifica e otimiza fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e reduzindo erros.
A ndBIM em conformidade com a ISO 19650 impulsiona a transformação digital no setor da construção, resultando em projetos mais eficazes e bem-sucedidos.